quarta-feira, 10 de abril de 2013

Games um espelho da sociedade #1 Final Fantasy VII


           Esse texto faz parte de uma pesquisa bibliográfica que fiz para a faculdade, falando sobre as características dos jogos que vão além do entretenimento. 
            Introdução
Os jogos eletrônicos surgiram como um produto do entretenimento com o objetivo lúdico, mas a sua natureza passa a agregar mais do que isso com o passar do tempo, como: histórias mais bem elaboradas, bem como personagens mais profundos além de elementos artísticos que objetivam uma maior imersão, e a intertextualidade com claras referências a pensamentos críticos e filosóficos presentes em muitos games.
Dentre uma das características que os games absorveram de outros ramos de expressão cultural há à representação de como está à sociedade contemporânea a ele.

1 O caso de Final Fantasy VII
Observando o jogo Final Fantasy VII (FFVII), temos um bom exemplo de como os games refletem características da sociedade contemporânea a ele.
O pano de fundo deste game apresenta um planeta fictício que é “controlado” pela Shinra Electric Power Company (representada na Figura 1), uma empresa que tem domínio desde a parte politico econômica até a militar. Essa empresa também é responsável pela geração de energia elétrica, o que apenas aumenta sua hegemonia. A energia fornecida por essa empresa é gerada através da extração do “Lifestream”.
Figura 1
Analisando a imagem é possível ver como a fabrica do jogo é um arquétipo das grandes indústrias que poluem o meio ambiente.
Lifestream pode ser interpretado como a energia vital do planeta, e o uso dessa energia de forma desenfreada geram sérias consequências. Tais consequências representam inclusive uma ameaça para as formas de vida do planeta e até a própria existência dele.
Então podemos perceber que o pano de fundo desse game se assemelha muito a situação que é vivida em nosso planeta Terra durante esse período. FFVII teve sua produção iniciada em 1994 e foi lançado no mercado em 1997. E a responsabilidade ambiental começou a ser discutida com mais veemência e importância durante as décadas de 1970(a conferência de Estocolmo realizada em 1972 foi o primeiro grande evento para discutir  a situação do meio ambiente), culminando durante os anos de 1990, sendo que em 1992(dois anos antes de se iniciar a produção do game) ocorreu a Eco-92, ou seja, todo esse cenário que serviu como pano de fundo para FFVII remete a fatos que circundavam a sociedade(e que permeiam até hoje). Inclusive o grupo eco terrorista Avalanche lembra alguns movimentos de grupos que levantam causas em prol do meio ambiente. Claro que a forma como o grupo do jogo atua é diferente, uma vez que o mundo de FFVII é regido de uma forma bem mais rígida, um governo que se assemelha quase a uma ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário