segunda-feira, 18 de junho de 2012

Raid Mod x The Mercenaries - Análise Comparativa

Como falei muito superficialmente do Raid Mod na análise de Resident Evil Revelations, achei que fui até injusto com o novo modo, então resolvi fazer uma nova analise comparativa entre ele o The Mercenaries, mas chega de blá-blá porque o texto ficou um pouco grande.
Raid Mod
O novo mini-game de Resident Evil possui um sistema evolutivo de nível(o level mais alto é o 50), onde cada vez que se termina uma fase ganha-se uma quantidade de experiência que serve para se subir de level, e essa evolução é valida para todos os personagens, isto é, não necessitamos ficar evoluindo eles individualmente, quando se chega ao level 20, por exemplo, todos os personagens estarão nesse nível.
Quando se finaliza uma fase, além da experiência consegue-se pontos que são maiores quanto maior o Rank alcançado (que varia entre C,B,A,S), um bônus caso mate todas as BOW's do cenário e as vezes uma nova arma. Os pontos são acumulativos e servem para comprar armas(algumas armas só são adquiridas em fases), munição, ervas, granadas, bolsas maiores para guarda o armamento e coletes que aumentam a resistência. Quanto maior o seu level, melhores upgrades podem ser conseguidos e maior é o nível das armas que podem ser compradas.
Todos os personagens podem usar qualquer arma, entretanto cada um possui habilidades para armas especificas.
Também existem três "sub modos" ou níveis de dificuldade, sendo o primeiro liberado completamente quando terminamos o jogo principal. E o próximo quando consegue-se passar por todos os estágios do primeiro.Para liberar o último "sub modo" precisa-se finalizar o segundo. Cada estágio possui BOW's em níveis diferentes, onde esse nível aumenta acada fase. Cada nível de dificuldade possui 20 fases, com exceção do primeiro que possui o 21º que é um bônus onde quanto mais se avança no cenário mais forte são os inimigos e o medalhão a ser quebrado fica no inicio.
O Raid Mod ainda instiga a exploração dos cenários, em alguns casos para se derrotar todas as BOW's necessitamos ir por um caminho e voltar, para finalmente ir pelo "lado certo" que leva a onde o emblema a ser quebrado vai aparecer. Se quebrar o emblema carregando até o máximo o golpe ganha-se uma erva.

O modo online em co-op dá mais gás e prolonga a vida útil do jogo, no fim ele consegue render fácil mais de 30 horas.

The Mercenaries
Esse mini-game está presente desde o RE3, e sofreu algumas alterações em RE4 e RE5. Quando ele surgiu recebeu esse nome porque nele jogava-se com os mercenários contratados pela Umbrella, que apareciam no RE3. Mas isso mudo em RE4 e RE5 passamos a usar os personagens que apareciam na trama.
Para essa análise tomarei como base o modo presente em RE5.
Basicamente o mini-game funciona da seguinte forma: começamos com 2 minutos para tentarmos matar o maior número possível de manjin's e ou BOW's. Porém esse tempo é estendido em 30, 60, ou 90 segundos quando quebramos relógios que são encontrados em pontos específicos, ou quando derrotamos um manjin com um golpe físico ganhamos 5 segundos.

Cada personagem carrega armas especificas e uma quantidade limitada de munição, para recarregar, e de medicamento(alguns vem sem medicamento). Mas quando derrotamos uma BOW podemos dropar munição ou uma erva ou  explosivos(granada de fogo ou de luz ou explosiva). Em alguns cenários também encontramos lança foguetes.
Existe um sistema de combo onde quanto mais inimigos derrotamos maior é a quantidade  de pontos extra recebidos(existe um tempo limite para derrotar uma próxima BOW, caso contrario o combo é quebrado).
O fato de se correr contra o tempo na tentativa de marcar uma pontuação que pode "sempre" ser maior, acaba gerando um auto desafio, que junto ao modo online também contribui muito para para prolongar a vida útil do jogo.
Se estiver jogando no PC ainda tem o modo No Mercy (Sem Piedade), onde o número de inimigos é maior o que o torna um desafio extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário